Pesquisadores publicam livro sobre segurança na operação de máquinas agrícolas

O homem é responsável por 80% dos acidentes de trabalho ocorridos no campo. Seja por razões como desconhecimento do equipamento, negligência ou falta de informações, esse número preocupa pesquisadores e trabalhadores ao redor do país. 

Essa é uma das motivações da publicação do livro "Segurança na Operação de Máquinas Agrícolas". 

A obra é distribuída gratuitamente. Para receber um exemplar, basta entrar em contato com o professor Leonardo Monteiro, da Universidade Federal do Ceará, e arcar somente com as despesas de correio. 


Segundo o professor, o livro trata de um assunto importante e ao mesmo tempo negligenciado. 


- O conteúdo abrange desde fundamentos gerais sobre segurança no trabalho com tratores agrícolas até precauções específicas contra acidentes envolvendo os conjuntos motomecanizados. 

Linguagem acessível
- A linguagem foi projetada para ser de fácil acesso visando todos os possíveis públicos interessados no tema: agricultores, operadores de máquinas agrícolas, técnicos, engenheiros e professores. 

- Os capítulos foram organizados de forma a apresentar uma evolução contínua em termos de complexidade e importância finalizando com um capítulo particular sobre estatísticas atualizadas de acidentes com máquinas agrícolas no Brasil. Isso é fruto do trabalho dos pesquisadores do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas - LIMA.

Quer saber mais sobre acidentes agrícolas? Veja essa entrevista.

 O e-mail de contato do professor Leonardo Monteiro é: aiveca@ufc.br