Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam

A Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), lança na abertura da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), às 10h, de 1º de agosto, um software que ajuda o produtor rural no controle da verminose em ovinos. A feira acontece de 1º a 3 de agosto, em Lençóis Paulista.

O Sistema para Análise de Risco de Desenvolvimento de Resistência Parasitária a Anti-helmínticos em Ovinos (SARA) identifica os fatores na propriedade que podem aumentar a proliferação de vermes nesses animais, orientando o criador quanto a melhor opção de manejo. O software, gratuito, on-line e de fácil utilização, vai auxiliar na tomada de decisões.

A verminose ainda é um dos grandes desafios da ovinocultura e um dos maiores problemas enfrentado pelos produtores. Os prejuízos vão desde gastos na compra de vermífugos até a perda de animais.

De acordo com a pesquisadora, Simone Niciura, a tecnologia, além de ter impacto na melhoria do manejo, pode reduzir o uso de medicamentos veterinários. O SARA fornece um relatório com orientações de estratégias de controle de parasitas e de utilização racional de anti-helmínticos, visando retardar o desenvolvimento da resistência parasitária nos rebanhos ovinos.  O SARA está disponibilizado em http://tecnologias.cppse.embrapa.br/sara

Integração 
Além do software, a Embrapa Pecuária Sudeste vai apresentar durante a Agrifam o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), uma alternativa para diversificar a renda do produtor rural e reduzir os impactos ambientais.

Quando o pecuarista inclui florestas no sistema de produção, ele proporciona bem-estar aos animais, aumenta a produção de carne e, ainda, dispõe de uma fonte de renda adicional. O sistema de integração envolve a produção de grãos, fibras, madeira, energia, leite ou carne na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado.

Vários modelos de iLPF já são utilizados. Não existe um padrão que funcione em todas as situações. Por isso, é importante que o produtor conheça as possibilidades e busque a melhor alternativa para sua realidade. Basicamente ocorre o plantio, durante o verão, de culturas agrícolas anuais (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo) associadas a espécies forrageiras e árvores. 

A pastagem após a cultura agrícola é utilizada para engorda de animais, ou para palhada, auxiliando a recuperação de matéria orgânica no solo para plantio direto. As árvores geram sombra para os animais, garantindo melhor ambiência e, ainda, proporcionam renda extra ao produtor, com a venda da madeira.

Fonte: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste
Foto: Danilo Moreira