Quer começar a produzir mel? Saiba mais sobre a apicultura

Paulo Palma Beraldo

A exploração de mel no Brasil é realizada por aproximadamente 350 mil apicultores, segundo a Confederação Brasileira de Apicultura. 

Você já pensou em entrar nessa atividade? Se a resposta é sim, então a postagem abaixo vai te ajudar. 

A apicultura pode ser praticada em todo país. As regiões de maior produção são Sul, Sudeste e Nordeste. 

A produção de mel brasileira cresceu três vezes nos últimos anos e o país já é o 11º maior produtor mundial, com mais de 40 mil toneladas por ano. 

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de mel do país. Em 2011, o Estado registrou 16,8% da produção nacional. O segundo lugar foi ocupado pelo Paraná, com 12,5%, seguido do Piauí, com 12,3%, segundo dados da Pesquisa da Produção da Pecuária Municipal, divulgada em outubro de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O valor do faturamento do ano de 2011 obtido com a comercialização de mel das abelhas africanizadas foi da ordem de R$ 247.761.000,00.

O De Olho no Campo conversou com Fábia de Mello Pereira, pesquisadora da Embrapa Meio-Norte (localizada em Teresina, Piauí). Fábia tem experiência na área de Apicultura e o que mais envolve esse tema, como produção de mel, manejo de colônias e desenvolvimento de rações.  

- A exploração de mel no Brasil pode ser realizada a partir da criação das abelhas-sem-ferrão, que são nativas e possuem uma produção bem tímida, ou da espécie exótica Apis mellifera, conhecida popularmente como africanizada, italiana ou européia, com um número expressivo de criadores - comenta a pesquisadora. 


Foto: Divulgação
“Eu quero produzir mel, o que eu preciso?”
A resposta de Fábia é simples: conhecimento. Estudar a atividade, conhecer quem já trabalha com apicultura, visitar criadores e se aprofundar no tema. 

Ninguém pode começar uma atividade sem conhecimento, e no caso da apicultura, o conhecimento prático é fundamental. Por ser uma atividade que exige que se trabalhe com um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e com fumaça, nem todos se sentem confortáveis. Ir a campo para conhecer como é o trabalho da apicultura é fundamental antes de iniciar a atividade - explica. 

Início de colônia de abelha Jataí. Elas costumam ficar em troncos de árvores e buracos em muros.
Foto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo
Qual abelha devo criar? 
Existem 20 mil espécies de abelhas no planeta.  Entre aquelas produtoras de mel, as do gênero Apis são as mais conhecidas.

- Inicialmente a habilidade e preferência do produtor. Depois, deve-se avaliar o mercado que se quer atingir, a disponibilidade de recursos, mão de obra, entre outros. Como qualquer negócio, a análise financeira e o conhecimento da atividade são essenciais - aconselha Fábia Pereira.

O tipo de mel varia conforme o manejo, a localização e as condições ambientais de cada região. 
Tem financiamento? 
- Várias instituições financeiras possuem linhas de crédito para pequenos e grandes produtores, o que inclui a atividade apícola. Existem ainda planos específicos para a agricultura familiar. Atualmente as linhas de crédito financiam desde o custeio e investimento inicial até a exportação dos produtos apícolas - relata Fábia Pereira. 

Dicas
  • Localização: apiário deve ser instalado em um lugar de fácil acesso, com vegetação alta, pois é indicado que as abelhas fiquem na sombra. 
  • A distância deve ser acima de 200 metros de locais habitados. 
  • É preciso ter um local de água próximo. 
  • A primeira colheita de mel pode ser feita a partir do 12º mês. 

Atenção...
Existem algumas situações que podem causar problemas para os apicultores. 
Os problemas podem variar de região para região. 

- No Nordeste o principal problema é a seca. No período de estiagem, devido à falta de disponibilidade de alimento no campo e às condições climáticas adversas, os apicultores podem perder entre 30 a 70% de suas colônias. Em anos em que a estiagem é mais intensa muitos perdem até 100% das colônias - diz Fábia.

Outro problema que tem sido frequente em regiões onde a agricultura é praticada intensivamente é a morte de abelhas provocada pelo uso indevido de agroquímicos nas plantações. 

Você sabia? 
As abelhas contribuem com a polinização de cerca de dois terços dos alimentos. 

- Um dos grandes problemas mundiais da atualidade é a produção de alimento para os 7 bilhões de habitantes de nosso planeta. A redução da população de abelhas deixa essa tarefa ainda mais difícil - conta a pesquisadora. 


No Brasil, as primeiras abelhas chegaram nos anos 1840. Vieram de países europeus.
Nos anos 1950 a apicultura nacional sofreu com doenças e pragas. Um pesquisador brasileiro viajou para a África e selecionou abelhas que fossem mais resistentes às doenças. Isso possibilitou o avanço da apicultura brasileira. 

Saiba mais
Site detalha espécies de abelha presentes no estado de SP
Portal do Sebrae com informações sobre apicultura
Documento da Embrapa sobre mel