Secretário da Agricultura de SC participa da abertura do 11º Senafrut em São Joaquim

O agronegócio de frutas de clima temperado será tema do 11º Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (11º Senafrut), que acontece de 03 a 05 de junho em São Joaquim. O evento, com abrangência nacional, irá apresentar e discutir inovações tecnológicas para a fruticultura, em especial, para a maçã. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, estará no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, nesta terça-feira (3), às 10h, para abertura oficial do Senafrut.

Este ano, o Senafrut deverá receber mais de 900 participantes de todo o setor frutícola, produtores, técnicos e estudantes, e mais de 50 empresas expositoras. A parte técnica da 11ª edição será desenvolvida em cinco blocos de palestras: adubação e nutrição de plantas; mercado e custos de produção; fitossanidade; pós-colheita e polinização; e manejo de plantas e mecanização. Ao todo serão 16 palestras, sendo seis apresentadas por técnicos e especialistas internacionais, vindos do Canadá, México, USA, Chile e Itália, e as demais por palestrantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Na quinta-feira (5), 30 vagas estarão disponíveis para um minicurso na área de elaboração de vinhos de qualidade na pequena propriedade. Realizado alternadamente com o Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute), em Fraiburgo, o Senafrut está na agenda dos eventos que são referência em atualização técnica e negócios na área da fruticultura de clima temperado no Brasil. 


Ao longo das dez edições já realizadas, foram apresentadas mais de 15 palestras internacionais e 165 nacionais, totalizando mais de 5.700 participantes entre técnicos e fruticultores.

A fruticultura de clima temperado é uma atividade de grande importância para o Sul do Brasil, viabilizando um grande número de pequenas propriedades rurais. Somente na região de São Joaquim estima-se que atuam no setor mais de 200 engenheiros agrônomos e mais de 300 técnicos agrícolas. O número de fruticultores envolvidos é superior a 2.500, sendo que na maioria dos casos são pequenos produtores com área de plantio inferior a 5,0 ha.

O 11º Senafrut é promovido pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), ASSEA (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense), Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional - SDR São Joaquim e Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Prefeitura de São Joaquim, AMAP (Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina) e ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã).

Fonte: Secretaria da Agricultura de Santa Catarina
Foto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo