Embrapa lança documento sobre plantas condimentares

As plantas condimentares, também chamadas de ‘especiarias’ ou ‘temperos’, tiveram grande influência na história mundial, sendo alvo da atenção de muitos povos, com importante papel inclusive nos grandes descobrimentos dos séculos 15 e 16.


A publicação “Plantas Condimentares: Cultivo e Utilização” tem como propósito informar sobre as principais plantas condimentares, suas técnicas de cultivo, colheita e beneficiamento, propriedades terapêuticas, compatibilidade com os alimentos e receitas que as utilizam como ingredientes na culinária.

Embora o Brasil seja um país de grande diversidade de clima e solo, ainda é um grande importador de plantas usadas como condimento. Com a necessidade de fortalecer o cultivo de algumas espécies no país e que podem se tornar alternativas de renda, a Embrapa Agroindústria Tropical lançou a presente obra que certamente contribuirá com o desenvolvimento e valorização do cultivo dessas espécies. 

O conhecimento e o estudo de ervas condimentares estão atrelados à própria humanidade, sua necessidade de sobreviver, reinventar os alimentos, recuperar a saúde, reverenciar o incompreensível por meio de rituais, conquistar terras, dominar povos e registrar seus feitos. As especiarias transformaram o alimento em refeição, em banquete, festa, prazer, oferenda, sacrifício e remédio, revolucionaram costumes e traduziram a eterna busca do homem pela felicidade.

Documento pode ser acessado por esse link.

Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical
Foto: Embrapa/Divulgação