Brasil recebe primeira fábrica de algas

A multinacional Alltech, líder mundial em nutrição animal natural, inaugurou nesta terça-feira (10) a primeira fábrica brasileira de algas. A nova planta industrial nasceu da ampliação da fábrica de leveduras em São Pedro do Ivaí, região Noroeste, onde foram investidos R$ 140 milhões. 

A empresa requisitou enquadramento no programa de benefícios Paraná Competitivo. Na inauguração, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, ressaltou a confiança da empresa em ampliar os investimentos no Estado. 

- O investimento feito na fábrica de algas é fundamental para o município de São Pedro do Ivaí e para a região. Vamos trabalhar juntos para beneficiar a unidade e assim criar condições para que outros investimentos sejam feitos no Paraná - disse o secretário. 

O agronegócio paranaense se destaca cada vez mais pelo potencial inovador e pela importância no desenvolvimento humano, econômico e social do interior - acrescentou Horácio. 

Em cerca de três anos e meio o programa Paraná Competitivo já consolidou mais de R$ 30 bilhões de novos investimentos que estão criando 181 mil empregos em todas as regiões do Estado. "Desse valor, cerca de 75 % dos investimentos estão no interior", salientou o secretário.

INOVAÇÃO - O vice-presidente da Alltech para a América Latina, Guilherme Minozzo explicou que a produção de algas é estratégica e foca nos mercados brasileiros e de mais de 80 países. " A fermentação de algas está entre as fontes de alimento e energia mais renováveis do mundo e desempenhará um papel importante na saúde e nutrição". 

MAIS DE 30 ANOS - Mark Lyons, filho do proprietário da Alltech Pearse Lyons, destacou que a empresa está no mercado há mais de três décadas, conta com plantas industriais e centenas de escritórios distribuídos em 128 países. Mark afirmou ainda que de 7% a 10% do faturamento mundial da empresa são investidos em inovação. "A ideia do meu pai, de criar a empresa de biotecnologia, foi considerada ousada para o momento mas hoje demonstra que estávamos no caminho certo". 

Além da unidade em São Pedro do Ivaí, a Alltech também tem uma indústria e um centro administrativo em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Foto: Ronaldo Ronan Rufino/Divulgação