ESALQ completa 113 anos

Inaugurada em 1901, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) completa na próxima terça-feira, 03 de junho, seu 113º aniversário.  Anterior à criação da própria Universidade de São Paulo (USP), ocorrida em 1934, ao longo de sua existência, a ESALQ foi ampliando seus campos de atuação tornando-se um complexo de ensino, pesquisa e extensão de elevada produção acadêmica e intelectual. Além da área de ciências agrárias atua, também, nas áreas de ciências ambientais e ciências sociais aplicadas.

Conta, atualmente, com aproximadamente 14 mil alunos formados. Oferece 430 vagas anuais nos seus cursos de graduação e conta, hoje, com 2.076 alunos matriculados nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Administração.

A ESALQ também é pioneira na implantação da pós-graduação na USP, tendo inaugurado seus primeiros programas em 1964. Suas linhas de pesquisa estão centradas nas áreas de Sistemas de Produção Agrícola e Animal; Economia Aplicada, Logística e Agronegócio: comércio e aspectos sociais; Biotecnologia e Bioenergia; Produção Vegetal; Manejo Ambiental e Recursos Florestais; Ciências dos Alimentos e Segurança Alimentar.

Atualmente, conta com 17 programas de pós-graduação, sendo um PPG Internacional,  dois PPGs Interunidades e um PPG Interinstitucional. Desde 1966, ano em que foi defendida a primeira dissertação de mestrado no programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, a ESALQ já formou 5.442 mestres e 2.661 doutores. Atualmente, a pós-graduação na ESALQ abriga 1.023 alunos.

Ações comemorativas
Para comemorar a data estão programadas duas atividades especialmente preparadas para a comunidade interna e externa. A primeira delas trata-se da estreia do programa semanal “Pensando Rural”, na Educativa FM (105,9 MHZ), que acontecerá no dia 03 de junho, às 11h30.  

Voltado ao produtor rural, o programa idealizado pela OSCIP Pira 21 em parceria com a ESALQ e Prefeitura Municipal de Piracicaba, destacará os processos produtivos, financiamento agrícola, agricultura familiar, novas tecnologias, administração da propriedade rural, questões de sustentabilidade entre outros fatores que contribuem para o crescimento da produtividade agrícola e da qualidade de vida no campo.

A segunda ação ficará por conta do “Música na ESALQ”, projeto que surgiu em abril de 2013, com um prospecto para o Salão Nobre, para divulgar a música de formação de plateia universitária e integrar a comunidade interna e externa do Campus. O projeto acontece na última quinta-feira de cada mês.  


Fonte: Alicia Nascimento Aguiar/Assessoria de Comunicação da ESALQ
Foto: Paulo Palma Beraldo/De Olho no Campo