“O mercado brasileiro exige que a Landini se instale aqui”, diz CEO da empresa

Marca fundada em 1884 opera em 130 países e começará a fabricar tratores no Brasil em 2015

Paulo Palma Beraldo


A fabricante de tratores Landini, de propriedade do grupo italiano Argo Tractors, montou um estande na Agrishow 2014. O De Olho no Campo visitou o estande da empresa na Agrishow e conversou com Tiago Bonomo, responsável pelas operações da empresa nas Américas.

Tiago revela que no final de março foi assinado um protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais e que, no princípio de 2015, alguns modelos da Landini passarão a ser nacionalizados, especialmente os da linha entre 100 e 200cv. "Vamos fazer os primeiros protótipos nos próximos meses", diz.

O projeto prevê investimentos de R$ 30 milhões nos próximos cinco anos. A unidade industrial terá capacidade de montar aproximadamente 1.200 tratores no primeiro ano de operação. Desde 2010 a Landini passou a investir mais na América Latina e o Brasil não poderia ficar de fora, sendo o principal mercado da região, explica Tiago Bonomo. Sobre a participação na Agrishow, ele ressalta que o objetivo é encontrar novos parceiros e também clientes. 


- A Agrishow é uma feira de abrangência internacional. Muitos vendedores e distribuidores de outros países vêm ver o que estamos apresentando. Todos os tratores estão abertos a comercialização, mas o objetivo principal é atender os nossos distribuidores que vêm ver os produtos e também os clientes finais, que vêm conhecer o produto ou acompanhar as novidades que estão sendo lançadas - disse ao De Olho no Campo.

Sobre a escolha do local da fábrica, na região metropolitana de Belo Horizonte-MG, o objetivo é ficar próximo da nova fronteira agrícola do Brasil e de uma região com trabalhadores qualificados. 


- Escolhemos Minas Gerais porque existe um parque industrial de fornecedores tradicionais naquele território. Vários fornecedores do grupo FIAT, por exemplo, também são nossos fornecedores e outras empresas que são nossas fornecedoras na Europa também.

 O Grupo Argo tem participação de 5% no mercado global do setor e tem grande presença em países como África do Sul, Costa Rica, Venezuela, Chile, França, Estados Unidos e Canadá. Tiago conta que a Landini é uma das líderes mundiais no setor de tratores agrícolas.

- Ela pode ser considerada o quarto produtor mundial de tratores. Ultimamente nós vemos várias marcas e fábricas entrando no Brasil, mas com uma oferta de produtos limitada. A Landini tem tecnologia para chegar aos 350cv sem problemas.