Alunos da Faculdades Integradas de Bauru promovem 3ª feira do empreendedor rural

Texto e fotos: Paulo Palma Beraldo

O tempo nublado não afastou as crianças, jovens e adultos que separaram o sábado para visitar a 3ª Feira do Empreendedor Rural, realizada na FIB, das 9:00 às 15:00. Os visitantes ainda puderam comer pratos tradicionais como porco no rolete e espetinhos, preparados pelos alunos do curso de agronomia.  

Empresas
Cerca de trinta empresas participaram da feira, entre elas a Dupont, Massey Ferguson,  New Holland e Mercedes-Benz, além de outras importantes no âmbito regional, de ramos variados como móveis rústicos, viveiros de mudas e lojas agropecuárias. Um dos expositores foi Tobias Masiero, aluno da FIB e gerente da Agrotécnica, empresa revendedora de insumos agrícolas. 

- O objetivo maior é divulgar a nossa marca e fazer contatos. Nós temos 16 lojas no estado, sendo duas matrizes, uma em Matão e outra em Araraquara. Trabalhamos com produtos principalmente da Bayer e FMC - disse ele. 


A Stéfani Tratores esteve presente na feira expondo modelos da Massey Ferguson, com a qual trabalha há quase 50 anos. O consultor de vendas José João Saltarelli, responsável pela região de Jaú, Avaré e Lins. Saltarelli acredita que participar da feira é uma oportunidade de se aproximar dos produtores e futuramente fechar negócios. 

- Podemos mostrar nossos produtos aos pequenos, médios e grandes produtores que passaram pela feira hoje


No detalhe, Kinkam Imperial, comumente usada como enfeite para ambientes. 
Outra expositora foi Joana Gladenucci, dona de um viveiro de mudas de citros e maracujá localizado em Arealva (40km de Bauru). Ela já participou de outra importante feira regional, a Agrifam, realizada em Agudos e gostou da iniciativa.

- Desde o ano passado pessoas ligam para a gente, falando que nos conheceram na Agrifam. E esse ano vamos participar de novo, porque dá resultado - garantiu Joana.  

A Agrosolo Agropecuária e Petshop, uma das principais lojas desse segmento em Bauru também participou da feira. O vendedor Vilmar, conhecido como Gaúcho, representou a empresa. Ele gosta de feiras e já participou de algumas importantes, como a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto-SP, por mais de 15 vezes, seja trabalhando ou passeando. 

- A gente participa para marcar presença. Trazemos alguns produtos, encontramos novos clientes e vemos outros já conhecidos. Em alguns dias, mais de 1.000 pessoas passam pelo caixa da loja, então a gente acaba conhecendo muita gente - contou ele, que veio acompanhado do neto. 
'Gaúcho', da Agrosolo, ao lado do companheiro na 3ª Feira do Empreendedor Rural. 
Universidades
O Grupo de Plantio Direto (GPD) da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu também participou da feira. O GPD existe desde 1999 e é atualmente coordenado pelo professor Paulo Roberto Arbex Silva, um dos responsáveis por fundar o curso de agronomia da FIB.

Para mim, esse curso é como um filho que cresceu. Muita coisa mudou desde quando começou e essa feira é um amadurecimento desse trabalho. A gente alcançou o objetivo: aproximar os alunos dos agricultores e trazer as empresas para dentro da faculdade - salientou Paulo Roberto, coordenador do curso de agronomia entre 2010 e 2012.


Membros do Grupo de Plantio Direto da Faculdade de Ciências Agronômicas
da Unesp de Botucatu-SP, acompanhados pelo professor Paulo Roberto Arbex.