Esalq lança cartilha sobre produção de shiitake em toras de eucalipto

Para ajudar produtores rurais a cultivarem o cogumelo shiitake em toras de eucalipto e em substrato, a Casa do Produtor Rural (CPRural), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) lançará, em 31 de maio, a cartilha “Produção de shiitake em toras de eucalipto”. 

O lançamento acontecerá no Anfiteatro Heitor Montenegro, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da instituição, durante o evento ‘Introdução ao cultivo do cogumelo shiitake’, programado entre 07h30 e 12h00.

Pela facilidade de obtenção, menor custo e por gerar bons resultados na comercialização, os mourões de eucalipto são muito utilizados pelos produtores para produção de shiitake. No Brasil, estima-se que a produção dessa cultura seja superior a 200 toneladas por ano e a técnica que mais se utiliza é a do cultivo em toras de eucalipto. Porém, entre algumas alternativas de cultivo de shiitake encontra-se a produção em substrato (mistura contendo material volumoso e insumos) que pode ser composto por serragem (madeira de eucalipto), resíduos agrícolas e forragens.

Dessa forma, além dos métodos de cultivo, a publicação contempla informações sobre aspectos básicos da biologia do fungo, do inóculo, dos estímulos térmico e mecânico, da frutificação, colheita, pós-colheita, pragas e custos de produção.

Assinam a cartilha Sergio Florentino Pascholati, docente do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da ESALQ, Carla Mariane Marassatto, aluna do curso de graduação em Engenharia Agronômica da ESALQ, José Renato Stangarlin, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), e Simone Cristiane Brand, aluna do programa de pós-graduação (PPG) em Fitopatologia da ESALQ.

A publicação faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária da USP, com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, da Diretoria, do LFN, da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ.

Os interessados podem acessar a cartilha pelo site www.esalq.usp.br/cprural, seção publicações, a partir do dia 09 de junho. Informações pelo e-mail cprural@usp.br ou pelo telefone (19) 3429-4178.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ESALQ
Foto: Epitácio Pessoa/Agência Estado