Landini instala primeira fábrica no Brasil

A marca de tratores Landini, de propriedade do grupo italiano Argo Tractors, atuante há mais de 130 anos no mercado mundial de tratores decidiu abrir uma fábrica no Brasil. 

A empresa assinou no último dia 27 de março, em Belo Horizonte (MG), com o governo do Estado de Minas Gerais um protocolo de intenções para a instalação da fábrica que deve se localizar na região metropolitana da capital mineira. 

O projeto prevê investimentos de R$ 30 milhões nos próximos cinco anos para construção de uma unidade industrial com capacidade de montar 1,2 mil tratores logo no primeiro ano de operação. 

A produção poderá chegar a 2 mil unidades quando o projeto estiver totalmente concluído. Segundo a Agência Minas serão criados 120 empregos, entre diretos e indiretos. A expectativa é que a nova fábrica entre em operação no segundo semestre deste ano.

- O Estado de Minas Gerais emerge como uma localização geográfica privilegiada para atender as mais variadas necessidades do setor agrícola quando se fala em trator. Além disto, tem uma excelente gama de fabricantes de componentes que necessitamos e uma mão de obra qualificada -  ressalta o CEO da divisão Américas da Argo Tractors, o brasileiro Tiago Bonomo.

Segundo ele, a proposta é fabricar tratores que vão de 60 a 180 cvs, sendo que a fase inicial será com produtos que vão entre 100 a 180 cvs. Ele disse ainda que a ideia é atuar em todo o mercado brasileiro, oferecendo tratores de alta qualidade tecnológica e construir uma rede de distribuidores diferenciada. 

. Segundo informações do jornal mineiro Diário do Comércio, o Estado de Minas Gerais foi escolhido por ser um ponto ideal para fixar a produção, já que está situado em uma posição estratégica e em um local com mão de obra especializada.

- Diferentemente de outros grandes grupos que também produzem toda a gama de equipamentos agrícolas, a Landini buscou na dedicação exclusiva a tratores, o desenvolvimento de equipamentos com a mais alta eficiência produtiva no campo. Isto foi o resultado de permanente investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu uma expressiva oferta por parte de seus concessionários, de soluções flexíveis a seus clientes - explica Tiago Bonomo.

A Landini foi fundada em 1884, na cidade italiana de Fabbrico (região de Reggio Emiglia) e é uma das líderes mundiais no setor de tratores agrícolas. Opera em cerca de 130 países, contando com cerca 2.500 distribuidores. Possui um parque industrial com quatro fábricas na Itália; nove filiais comerciais na Europa, Américas e África do Sul. O Grupo tem participação de 5% no mercado global do setor.

Fonte: De Olho no Campo com informações de assessoria e da Agência Minas
Foto: Landini/Divulgação