Inpa abre inscrição para processo seletivo do Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Capacitação (COCP), está com inscrições abertas para o processo de seleção do Curso de Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido. O edital do processo seletivo do curso oferece dez vagas e as aulas devem iniciar em agosto de 2014. As provas serão realizadas, no dia 5 de junho, em Manaus (AM) e em Rio Branco (AC).

As inscrições prosseguem até o próximo dia 9 de maio, na Secretaria Adjunta da Pós-Graduação, no Campus III do Inpa V-8, situado na Av. Efigênio Sales, 2239, no horário das 8h às 12h, e das 14h às 18h. Aos candidatos que enviarem seus documentos de inscrição pelos Correios, valerá como comprovante a data da postagem até 9 de maio de 2014. 

De acordo com coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU/Inpa), Rogério Hanada, o local onde as provas serão aplicadas será divulgado na página da pós-graduação até uma semana antes da data marcada para a realização das mesmas. Por isso, recomenda que todos os candidatos informem um endereço eletrônico e um número de telefone para contato.

Os candidatos devem atentar para os documentos necessários para inscrição que encontram-se disponíveis na secretaria ou no site.

As vagas oferecidas neste processo seletivo foram baseadas no número de bolsas de estudo que o PPG-ATU terá disponível no segundo semestre de 2014. Caso haja nova disponibilidade de bolsas, poderão ser abertas vagas adicionais destinadas aos candidatos que tenham ficado em lista de espera. 

A seleção será feita por Comissão de Seleção indicada pelo Conselho do PPG-ATU e será constituída por três docentes do programa para prova de conhecimentos e mais três docentes do programa para prova de suficiência em língua inglesa.

O processo seletivo constará das seguintes fases eliminatórias: análise documental da inscrição; prova escrita relativa à área de conhecimento do programa; prova de suficiência na língua inglesa; e análise curricular, na qual serão levadas em conta, dentre outros quesitos, a experiência profissional em pesquisa, publicações, apresentação de trabalhos em congressos científicos e estágios em atividades de pesquisa.  

A lista dos candidatos aprovados será divulgada, a partir de 25 de junho, no site da pós-graduação do Inpa e os candidatos aprovados devem matricular-se até o dia 8 de julho. Caso haja desistência, a vaga liberada será preenchida por outro candidato aprovado, se houver, conforme a ordem de desempenho obtida na avaliação, respeitando-se as notas mínimas exigidas nas provas.

 Sobre o curso
O curso de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU) tem como objetivo qualificar profissionais nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, ensino, extensão, inovação e gestão, de modo a gerar recursos humanos aos sistemas públicos e privadas de Ciência, Tecnologia & Inovação e de Pesquisa Desenvolvimento da região amazônica, capazes de contribuir para o desenvolvimento de agricultura sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Para outras informações sobre as inscrições, os candidatos podem ligar para os telefones (92) 3643-1844/1838 ou através do e-mail: ppgatu@inpa.gov.br e ppgatu@gmail.com.


Fonte: Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Inpa/Divulgação