Obra do escritor Hugo Prata integra homenagens na ExpoZebu 80 anos

A lista de publicações sobre as raças zebuínas, sobre a história em torno da ABCZ e do mundo do Zebu será renovada. O professor Hugo Prata vai lançar o livro “Visionários e Pioneiros” durante a ExpoZebu 80 anos. 


Os trabalhos destacados na edição são os de Vicente Rodrigues da Cunha com a raça Nelore, de José Caetano Borges com o Indubrasil, também de Rodolpho Machado Borges que se dedicou à seleção do Gir e de João de Abreu Júnior um criador referência para o Guzerá. O livro apresenta relatos biográficos das expedições fantásticas e as incursões pelas aldeias da misteriosa Índia. 

Em nove capítulos o autor descreve parte da aventura empenhada por quatro criadores arrojados que também estiveram à frente de seu tempo e acreditaram na viabilidade do gado indiano para o Brasil. 

- Escolhemos quatro criadores que deram seguimento a esta aventura, iniciando em bases sólidas a seleção de zebu, e que marcaram presença na história da pecuária por seu dinamismo, força de vontade e objetividade. Um de cada raça. Viveram em uma época em que a Zootecnia era uma ciência incipiente e os meios de comunicação, precários. Consequentemente tiveram que ser autodidatas. Sofreram com incompreensão de muitos, mas persistiram. Vicente Rodrigues da Cunha na raça nelore, José Caetano Borges na raça indubrasil, Rodolpho Machado Borges na raça gir e João de Abreu Júnior na raça guzerá - conta o escritor.

O leitor também encontrará no livro informações sobre os primórdios da pecuária brasileira; sobre a cidade de Uberaba, bem como as fazendas do Triângulo Mineiro nos séculos XIX e XX; adaptação do zebu no Brasil, além de informações sobre a criação de pecuaristas marcaram época, como: Manoel Ubelhart Lemgruber, Theophilo de Godoy, Ângelo Costa, Alberto Parton, Alaor Prata Soares, Armel de Miranda, João Martins Borges, Virmondes Martins Borges e Manoel de Oliveira Prata.

O lançamento é no dia 02/05, às 20h, na pista Torres Homem Rodrigues da Cunha.
Fonte: Márcia Benevenuto/ABCZ

Foto: Divulgação/ABCZ