Brasil e Costa do Marfim vão cooperar no ramo da pesca e aquicultura

Os governos brasileiro e marfinense celebraram, na última semana, um  acordo de cooperação técnica voltado à pesca e à aquicultura. 

A ação busca contribuir para o desenvolvimento sustentável dos setores da pesca e aquicultura no país africano. Serão realizadas capacitações técnicas e análises para aumentar a eficiência produtiva dos setores de pesca artesanal, industrial, amadora e aquicultura.

Assinaram o acordo o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, o diretor da Agência Brasileira de cooperação do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Fernando José Marroni de Abreu e o encarregado de negócios da Embaixada da Costa do Marfim, Bomoi Raymond Daniel. 

Segundo o ministro Eduardo Lopes, o Brasil e o continente africano possuem laços extremamente significativos em termos culturais e, principalmente, relacionados à própria formação da sociedade brasileira.

- Nos últimos anos, o conjunto de ações desenvolvidas pelo Brasil de fortalecimento dos laços existentes entre os dois continentes somente confere com a identidade cultural, econômica e social existente - enfatiza Lopes. 

O ministro disse ainda, que no caso particular da Costa do Marfim, e mais precisamente no segmento da pesca e aquicultura, os laços existentes com o Brasil são ainda mais específicas.

- No início dos anos 70, as primeiras matrizes de tilápias utilizadas no Brasil vieram da Costa do Marfim. Nessa primeira remessa, somente 60 alevinos chegaram vivos e passaram, ao longo dos anos, por um, profundo e significativo processo de melhoramento genético e intensivo em tecnologia aplicada ao seu desenvolvimento. Logo após o recebimento dessa remessa de tilápias, surge o primeiro instrumento de cooperação bilateral, ainda no ano de 1972, que previa possibilidade de cooperação em diversas áreas, dentre as quais comunicações, cultura e energia. Hoje, somente o Ceará, produz cerca de 40 mil toneladas de tilápias anualmente - comemora Lopes. 

Eduardo destacou que em outubro de 2012, o Ministério da Pesca e Aquicultura realizou a primeira missão de prospecção à Costa do Marfim.Os relatórios dos técnicos que participaram dessa missão apontaram a existência de grande potencial de desenvolvimento do segmento da pesca artesanal e da aquicultura, bem como possibilidades adicionais de crescimento na pesca industrial e na pesca desportiva.

A partir desse novo potencial detectado, nova missão técnica foi realizada em abril de 2013, especificamente para a área da pesca industrial e da pesca desportiva.

Costa do Marfim
Maior produtora de Cacau do mundo, a Costa do Marfim faz fronteira com Mali, Burkina Faso, Gana, Libéria e Guiné. Além disso, o país possui saída para o Oceano Atlântico.

A república africana recebeu esse nome devido ao grande número de elefantes em seu território na época colonial. A Costa do Marfim se tornou independente no dia 7 de agosto de 1960 e tem como ponto econômico forte a agricultura. 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura
Foto: Divulgação