Adubação com fosfato permite maior produtividade para produtores de café

Pesquisas desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apontam que cafeeiros em fase de produção respondem bem à adubação com elevadas doses de fósforo. 

De acordo com o pesquisador da Epamig, Paulo Gontijo Guimarães durante estudos realizados, em parceria com a Embrapa e Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, foi observada a aplicação em cafeeiro de até 600 kg do fertilizante P2O5, à base de fósforo, por hectare por ano. 

Em todos esses ensaios houve aumento na produtividade do café até as doses máximas estudadas. 
- Este aumento na produtividade comprova que na cafeicultura moderna e tecnificada é preciso rever alguns conceitos e até mesmo quebrar paradigmas - afirma Paulo.

Além da demanda energética das plantas por fósforo, esse nutriente ainda apresenta problemas por não ficar prontamente disponível às plantas quando aplicado ao solo. Por isso deve ser aplicado em quantidades maiores, assim parte fica disponível para a planta. 
- Quando se faz adubações com baixas quantidades desse fertilizante, quase sua totalidade fica retida no solo, sobrando pouco para a planta - complementa Paulo.

Análise foi feita por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Embrapa e a Universidade Federal de Lavras

O pesquisador explica que lavouras da variedade de café Catiguá MG2 responderam bem a aplicação anual de até 3.000 kg de adubo superfosfato simples por hectare, conferido no estudo que tem sido realizado desde 2008 na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas. 

- O fósforo é vital para aumentar a energia das plantas. É um macronutriente que contribui na fotossíntese, para o crescimento da raiz e reprodução da planta - afirma. Os estudos mostraram um aumento de produtividade de 40%, em uma média de cinco safras, com a aplicação anual da maior dose testada.

Paulo ressalta, ainda, a importância das análises de solo e de folhas para o monitoramento da lavoura, evitando desequilíbrios nutricionais nas plantas. 
- Para a adoção de uma tecnologia com segurança e sucesso, o cafeicultor deve sempre realizar análises periódicas em sua lavoura - explica. 

Na Fazenda Passeio, em Monte Belo, Sul de Minas Gerais, um cafezal com mais um milhão de pés de cafés já recebe há sete anos adubação fosfatada em doses mais elevadas.

- A adoção dessa tecnologia trouxe maior produtividade de forma crescente com o aumento da quantidade do fertilizante aplicado, além de maior enraizamento das plantas e aumento de resistência às doenças, como ferrugem e cercosporiose - conta o cafeicultor Adolfo Vieira, proprietário dessa fazenda com mais de 100 anos de tradição em produção de café. 
Aplicação de fertilizante a base de fósforo pode aumentar
a resistência do cafeeiro.
Foto: Samantha Mapa

Ele explica também que no início aplicavam adubo superfosfato simples e, posteriormente, passaram para o superfosfato triplo. Fazemos duas aplicações do fertilizante, sendo a primeira entre outubro e dezembro e a segunda entre janeiro e março. 

A decisão é orientada pela análise de solo, produtividade e aspecto da lavoura - explica Adolfo. 

Entre 2000 e 2006 a média de produção da Fazenda Passeio foi de 38,7 sacas por hectares, após o aumento das doses de fósforo, entre 2006 e 2013 a média passou para 45,4 sacas por hectare, sem irrigação.

O cafeicultor e consultor Guy Carvalho Filho conheceu essa tecnologia em Brasília e a trouxe para sua propriedade no Sul de Minas e de mais 10 cafeicultores da região. De acordo com o consultor, essa tecnologia permite atender uma demanda mundial de produzir mais café em menor área. 

- A visão é construir a fertilidade. A realidade de muitas propriedades certificadas de pequeno e médio porte da região é garantir a produção de cafés especiais, com sustentabilidade - ressalta Guy.

Fonte: Agência Minas
Foto: Vicente Carvalho/Epamig