Paraná vai fortalecer produção de frutas na região Centro-Sul

A Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento assinou na última segunda-feira (17) um acordo de cooperação técnica entre o Iapar, Emater e Prefeitura da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, para disponibilizar modernas tecnologias de produção para fortalecer a produção de frutas de clima temperado na região Centro-Sul do Estado. 

Participaram da assinatura do termo de cooperação o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, o diretor do Iapar, Adelar Motter, o diretor presidente da Emater, Rubens Niederheitmann; e a prefeita da Lapa, Leila Klenk.

Para Ortigara, essa é uma oportunidade para ousar mais no processo de produção de frutas de clima temperado e oferecer alternativas viáveis aos produtores da região Centro-Sul do Estado. 
- Qualquer ação, desde que bem feita, organizada, articulada, como essa que está sendo adotada aqui, vai ajudar muito o produtor - disse.

A prefeita Leila Klenk manifestou otimismo com a parceria que visa reforçar a difusão de tecnologia e assistência técnica na região, que tem suas peculiaridades de clima e solo. 

- Hoje é preciso produzir com qualidade aliada à boa tecnologia. E eu sentia que os agricultores estavam distantes desses recursos - afirmou. A prefeita disse ainda que essa parceria representa uma retomada do Estado no estímulo à produção de frutas de clima temperado.

O termo de cooperação prevê intensificar a pesquisa e a assistência técnica em cultivos de variedades de maçãs, pera, ameixa, nectarina, pêssego, caqui e uva. Também poderá haver difusão de tecnologia para o cultivo de framboesa e amora.

Os recursos necessários para compra de mudas de frutíferas, de equipamentos e insumos serão captados pelos parceiros.

Vitrine Tecnológica
O termo de cooperação prevê a instalação de uma vitrine tecnológica tendo como objetivo a produção de frutas de clima temperado, com qualidade, na unidade do Iapar instalada na Lapa. Essa vitrine será um modelo para difusão de tecnologias para técnicos, estudantes e produtores rurais, contribuindo para o crescimento da fruticultura de clima temperado comercial no município da Lapa e de toda região Centro-Sul do Paraná.

Estão previstas várias ações na unidade do Iapar, como testes de validação para novas tecnologias relacionadas à fruticultura temperada, avaliação do comportamento de novas espécies e variedades de frutíferas adequadas para a região, aprimoramento dos tratos culturais e fitossanitários e apoio na condução dos pomares. Haverá também ações de difusão de tecnologias como manejo dos pomares por meio de dias de campo, treinamentos e outros métodos de difusão.

A região da Lapa é ideal para instalação dessa vitrine porque o clima, caracterizado por geadas frequentes durante boa parte do ano, é ideal para o cultivo de frutas temperadas e representativo para os municípios de Araucária, Campo do Tenente, Palmeiras, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Contenda, Campo Largo, Rio Negro, Balsa Nova, Irati, São Mateus do Sul e outros.

As culturas da macieira, pessegueiro, nectarineira, ameixeira, caquizeiro e videira têm expressão e potencial econômico na região, o que justifica o investimento. Recentemente, a instalação da unidade industrial para produção de sucos de uva em Campo Largo está estimulando o plantio de uva na região Centro-Sul, que precisa de um suporte da pesquisa e da tecnologia para alcançar bons resultados em produção e produtividade.

Os responsáveis técnicos indicados para esse projeto são: Clandio Medeiros da Silva (Iapar), Antonio Leonardecz (Emater), e Adriano Corrêa (Prefeitura da Lapa).

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná
Foto: Divulgação/FruitsWallpapers