Mestrado do Fundecitrus abre inscrições para a turma de 2015

O MasterCitrus - Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros, oferecido pelo Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus - está com inscrições abertas para a turma de 2015.

- O curso qualifica o profissional para resolver os problemas ligados as pragas e doenças, que atualmente são dois grandes desafios da área citrícola. Os alunos também têm a oportunidade de trocar conhecimentos e aumentar sua rede de contatos - afirma o coordenador do curso, Renato Beozzo Bassanezi, pesquisador do Fundecitrus.

As inscrições podem ser feitas até 18 de julho. A documentação necessária e ficha de inscrição estão disponíveis no site do Fundecitrus (http://www.fundecitrus.com.br/mestrado/inscricao).

O MasterCitrus não tem custos para associados do Fundecitrus ou pessoas ligadas a eles por laços familiares ou profissionais. O curso tem conceito 4 no sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (que vai até 5).

O curso tem duração de dois anos e é voltado a profissionais formados em agronomia ou biologia, que atuam na cultura de citros. 

Evolução profissional
O MasterCitrus surgiu da demanda do setor citrícola por profissionais especializados na área de fitossanidade dos pomares, hoje uma das principais responsáveis pelo custo de produção. A grade do curso capacita os alunos sobre a citricultura, métodos de detecção e manejo das doenças e pragas, legislação e avanços tecnológicos, além de desenvolver junto com o aluno pesquisas que podem ajudar no dia a dia do pomar. 

Segundo o aluno da primeira turma do MasterCitrus, o engenheiro agrônomo Adriano Roberto Agnelli, o curso lhe rendeu benefícios profissionais e mais segurança para tratar os problemas da citricultura. 
- Fui recompensado com maior prestígio e ganho profissional. Mas a conquista mais relevante foi o conhecimento prático que adquiri - diz.

O mestrando Fabiano Gonçalves está de mudança para os Estados Unidos, onde irá trabalhar em uma das maiores empresas citrícolas do país. 
 - Não há mestrado profissional na área de defesa fitossanitária nos EUA como o oferecido no Brasil pelo Fundecitrus, tanto que o MasterCitrus foi um fator determinante para que a empresa me contratasse - afirma. 

Criado em 2009, o mestrado surgiu a partir da demanda do setor citrícola por profissionais mais capacitados para lidar com os problemas fitossanitários da cultura. O curso tem aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

Fonte: Fundecitrus
Foto: Divulgação/Fundecitrus