Expodireto Cotrijal 2014: Embrapa apresentou 40 tecnologias como cultivares e softwares

A Embrapa participou da Expodireto Cotrijal 2014, entre 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque, RS, com 11 Unidades da Empresa e mais de 40 tecnologias. O estande é junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e vinculadas.

A diversidade marcou a participação da Embrapa nesta 15ª edição da feira. 
Entre os destaques estão: 
  • Manejo Sustentável da Cultura da Soja, com estações temáticas sobre manejo de pragas, espaçamento e densidade, inoculação, rotação de culturas e cultivares. 
  • Alternativas para alimentação animal como forrageiras de verão e inverno (trigo duplo propósito, cultivares de sorgo, azevém, milheto, panicum, capim elefante e sudão. 
  • Nos grãos, ainda é possível conhecer as novidades em trigo, feijão, soja, canola e milho.
  • Técnicas de conservação de solo, redução de custos e potencialização de rendimentos como o Software Gotas, que oferece vários parâmetros de deposição, como tamanho e densidade de gotas depositadas, permitindo ao agricultor decidir sobre os melhores critérios de aplicação, tais como, melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda e velocidade de aplicação. 
Outro software, apresentado pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), é o Granucalc, destinado à análise de granulometria de ingredientes para ração animal. Os técnicos apresentam, ainda, informações para a produção de suínos, como o projeto Leitão Ideal, arranjo tecnológico para tratamento de dejetos e bem-estar no manejo pré-abate.

Na parceria com a Emater/RS, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) apresenta diversas variedades de feijão (preto, amendoim, baio, mamoninha e sopinha), capim elefante e sudão, milheto, tubérculos como batata-doce e batata, abobrinha e nove cultivares de cana-de-açúcar.

Mais de 50 profissionais atendem diariamente na feira, representando 11 Unidades da Embrapa (Meio Ambiente, Hortaliças, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão, Suínos e Aves, Pecuária Sul, Clima Temperado, Florestas, Soja, Trigo, Produtos e Mercado) e outras vinculadas do Ministério da Agricultura (INMET; CONAB; SFA/RS; e SDC/DENACOOP). 

Fonte: Embrapa
Foto: Divulgação/Mapa

Postagens mais visitadas