Crescem exportações de café para o mundo árabe

O Brasil exportou 280.638 sacas de 60 quilos de café aos países árabes no primeiro bimestre, um aumento de 46% sobre o mesmo período do ano passado, Com isso, a participação deste mercado nas vendas externas do produto passou se 4% para 5%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Isso ocorreu porque os embarques para a região cresceram acima da média. No total, o País exportou 5,505 milhões de sacas nos dois primeiros meses do ano, um acréscimo de 15,6% em relação a janeiro e fevereiro de 2013.

A receita com as exportações ao mundo árabe, porém, recuou 2,7% na mesma comparação e ficou em US$ 32,4 milhões no primeiro bimestre de 2014. O faturamento com as vendas externas totais teve queda ainda maior, de 17,9%, para US$ 768,7 milhões no mesmo período.

Os principais destinos do café brasileiro no primeiro bimestre foram a Europa, seguida da América do Norte e Ásia. Entre os países, os maiores mercados foram os Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Bélgica.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba)
Foto: Divulgação