Chile abre mercado para melão e melancia do Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu um comunicado oficial da pasta da Agricultura do Chile sobre a publicação no diário oficial chileno do protocolo que estabelece os requisitos fitossanitários para importação de frutos frescos de melão e melancia produzidos no Brasil. A publicação ocorreu no dia 11 de março.

Em julho de 2013, uma missão chilena visitou os estados do Rio Grande do Norte e Ceará para conhecer e avaliar os aspectos fitossanitários na área livre de mosca-das-frutas.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Mapa, Marcelo Junqueira, “além da conquista do mercado do Chile, o Mapa considera que a abertura é um sinal de confiança na qualidade do produto brasileiro, o que nos credencia a abrir outros mercados”.

Atualmente, o Brasil exporta melancia para 11 países, incluindo vários membros da União Europeia, Mercosul e Rússia. Já os melões são vendidos para 21 países incluindo Canadá, Estados Unidos, Noruega, Rússia e membros da União Europeia.

Fonte: Paula Mirella/Mapa
Foto: Divulgação