Brasil recebe visita de representantes da Organização Mundial de Saúde Animal


Na semana passada, assessores da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) se reuniram com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde foram apresentados os resultados parciais das visitas feitas a estados brasileiros. 

A comitiva esteve no Brasil desde o dia 10 de fevereiro para avaliar a qualidade do serviço veterinário no País.


O objetivo do grupo é produzir um relatório que ofereça sugestões para a melhoria das ações do serviço veterinário que abrange desde a formação do médico-veterinário nas universidades até a sua atuação no campo.
Dentre os estados brasileiros visitados estão: Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, a equipe avaliou satisfatoriamente os serviços sanitários no Brasil e apresentou alguns pontos de melhoria, tais como: a necessidade de incrementar recursos humanos e financeiros, maior controle sobre a saúde pública em nível municipal e uma forma de avaliar os recém-formados antes de conceder-lhes autorização para o exercício profissional.
 - São atividades que estão inseridas no projeto e que serão executadas com o intuito de fortalecer ainda mais o nosso serviço e que também serão aplicadas nos países membros do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), que engloba a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Chile e Uruguai. A intenção é melhorar as ações já utilizadas na região, conferindo ainda mais a almejada transparência - afirma Guilherme Marques.