Embrapa lança livro sobre plantas aromáticas e condimentares

Plantas Aromáticas e Condimentares – Uso Aplicado na Horticultura. Esse é o mais novo título lançado pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), e que reúne um amplo leque de informações relacionadas às características botânicas e às diversidades de uso dessas plantas, um universo ainda pouco explorado editorialmente. 

Existem várias publicações, entre livros e artigos, que abordam o tema, só que a grande maioria voltada para aspectos medicinais, o que limita o conhecimento mais amplo dessas espécies - salienta a bióloga Lenita Haber, da área de Transferência de Tecnologia, que divide a edição técnica do título com a agrônoma Flávia Clemente, supervisora do setor. 

No prefácio, as editoras técnicas reforçam essa análise, quando destacam que o trabalho procurou ampliar a abordagem do tema, ao considerar as respectivas especificidades botânicas e químicas dessas plantas, a exemplo “dos óleos essenciais, suas aplicações, os cultivos, as propagações, as práticas e técnicas de colheita e pós-colheita aplicadas a essas espécies”. Nesse aspecto, Lenita chama a atenção para fato de que a publicação não trata apenas de plantas que são utilizadas para dar melhor sabor aos alimentos, como manjericão, manjerona, alecrim, alho, entre muitos outros. 

- Além das condimentares, tratamos também do emprego medicinal, a exemplo da camomila, boldo, erva-cidreira, etc., e da linha aromática, com a extração do óleo de várias espécies - como gerânio, lavanda -, um mercado explorado principalmente pela perfumaria - afirma a bióloga. 

Dividido em quatro capítulos, o livro teve a participação de pesquisadores da Unidade, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). No primeiro, “Características morfológicas, químicas e uso de plantas aromáticas e condimentares”, são detalhadas a caracterização, a descrição botânica e a composição química dessas espécies. “Propagação e cultivo de plantas aromáticas e condimentares” vem a seguir, com informações sobre a importância do planejamento, escolha das espécies, do local, formas de propagação, sementes, produção de mudas, entre outros. 

Já o terceiro capítulo, “Colheita e pós-colheita de plantas aromáticas e condimentares” aborda os procedimentos considerados mais adequados para o sucesso do empreendimento, nessa fase pré-comercialização, já que “a qualidade do produto final será grandemente influenciada por essas práticas”. No quarto e último capítulo, “Óleos essenciais”, são abordados aspectos relacionados aos métodos de extração, composição química, mercado e aplicação dos óleos essenciais. 

- No geral, o livro traz um tema para o qual existe uma demanda crescente, e um mercado em expansão - resume Lenita. 

Vendas
A partir do dia 10 de fevereiro o livro estará disponível para venda na Embrapa Informação Tecnológica (SCT), localizada no edifício-sede da Embrapa, Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final). Telefones (61) 3448-4162 e (61) 3448-4008 ou pelo site: http://vendasliv.sct.embrapa.br/.

Fonte: 
Anelise Macedo
Embrapa Hortaliças