Fundecitrus contrata especialista espanhol em biotecnologia

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), localizado em Araraquara-SP, contratou o pesquisador espanhol Leandro Peña, um dos pioneiros em transformação de citros no mundo.  O especialista irá reforçar a equipe de biotecnologia da instituição que atualmente busca a resistência das plantas de citros às principais doenças da cultura.

Peña é um antigo colaborador das pesquisas do Fundecitrus voltadas para o melhoramento de plantas e já fez estudos a respeito da mosca das frutas e sobre a resistência da laranjeira à pinta preta. 

“Agora temos plantas para testar. Temos resultados muito bons em laboratório, mas precisamos ver seus efeitos no campo”, afirma o pesquisador espanhol.

Para desenvolver pesquisas relacionadas à resistência ao HLB (Huanglongbing/greening) e acompanhar os testes, o pesquisador mudou-se para o Brasil. 

- É um desafio pessoal e profissional importante. É um momento crítico para a pesquisa de biotecnologia e os resultados são bastante promissores - disse o pesquisador.

O estágio da pesquisa de biotecnologia com plantas de citros no Brasil, um dos mais avançados no mundo, foi um dos incentivos para o pesquisador deixar a Europa. O outro foi o trabalho desenvolvido pelo Fundecitrus.

- No Brasil podemos ir com laranja geneticamente modificada para o campo até a frutificação, uma oportunidade de entender a cultura até a produção do fruto. Boa parte por mérito do Fundecitrus que faz um trabalho importante para o citricultor, que não é comum em outros locais do mundo - afirmou.

Fonte: De olho no campo com informações do Fundecitrus
Fotografia: Divulgação/Fundecitrus

Postagens mais visitadas