Há mesmo uso de hormônios na criação de frangos? Mapa desmistifica a questão

Um dos grandes mitos brasileiros está autorizado a ser desmentido em embalagens. Empresas produtoras de carne de aves que possuem o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF) podem inserir no rótulo a informação sobre a não utilização de hormônios durante a criação de aves. 

A decisão do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dipoa/Mapa) tem o objetivo de desmistificar esta prática junto à população brasileira.
De acordo com o diretor substituto do Dipoa, Leandro Feijó, esta autorização se constitui em um "divisor de águas" para o setor: “Os consumidores precisam ser informados adequadamente e ter a segurança de que não existe este procedimento no país, considerando os avanços e investimentos realizados pelo setor produtivo de aves para aprimoramento da genética, nutrição e manejo desses animais”, destaca.
As empresas poderão utilizar a seguinte frase: "SEM USO DE HORMÔNIO, COMO ESTABELECE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA". A informação é de caráter facultativo, sendo que a empresa deverá atentar para a inserção da mesma no painel secundário da embalagem, conforme disposto na Instrução Normativa nº 22/2005 em seu item 2.18.3.
Segundo pesquisa encomendada pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) a um instituto de referência, que tratou sobre hábitos de consumo do brasileiro, cerca de 72% da população ainda acredita que hormônios sejam utilizados na criação de frangos.
Fonte: 
Assessoria de Comunicação Social do Mapa