Festa da Uva começa em Caxias do Sul-RS com expectativa de um milhão de visitantes

A 30ª Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul começa nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. O evento é realizado há mais de 80 anos para celebrar a colheita e ocorre até o dia 9 de março. São esperados mais de 1 milhão de visitantes e aproximadamente 400 expositores.

Com o tema Na Alegria da Diversidade, a Festa da Uva vai homenagear as diversas etnias que ajudaram a construir a cidade e reverenciar os 60 anos da inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante. A imigração é uma característica da região, principalmente de italianos. 

A cerimônia de abertura, a partir das 15h, contará com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff, do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, do presidente da Festa Nacional da Uva, Edson Nespolo, além demais convidados.

A Festa Nacional da Uva 2014 será realizada entre 20 de fevereiro e 9 de março de 2014, em Caxias do Sul. O horário de funcionamento da Festa é das 14h às 22h, de segunda a sexta, e das 9h às 22h, aos sábados e domingos. Os ingressos custam R$ 8 (normal) e R$ 4 (estudantes e acima de 60 anos).

Veja o vídeo de lançamento da festa abaixo.

Cultura da uva no Brasil
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cultura da uva ocupa 81 mil hectares no Brasil. Duas regiões se destacam: o Rio Grande do Sul e os polos de frutas de Petrolina-PE e de Juazeiro-BA, na região do Vale do Rio São Francisco.

A maior concentração da produção de vinhos, suco de uva e derivados está no Rio Grande do Sul, onde são elaborados, em média anual, 330 milhões de litros de vinhos e mostos (sumo de uvas frescas que ainda não tenham passado pelo processo de fermentação).
Além dos fatores naturais da Serra Gaúcha, que permitem a obtenção de uvas com elevado teor de acidez, a estrutura agroindustrial existente também é favorável para a produção de destilados de vinho, como o conhaque. 

Apenas uma pequena parte das uvas cultivadas no sul do País é destinada ao consumo in natura. A fruta é utilizada, em sua maioria, na elaboração de vinhos concentrando mais de 90% da produção nacional.

Fonte: De olho no campo com informações do Mapa e da assessoria de imprensa da Festa da Uva

Fotografia: Ian Shaw/Getty Images