Embrapa lança variedade de soja precoce

Lançamento da Embrapa na safra 2013/2014, a cultivar de soja BRS 359RR é transgênica de ciclo precoce, que favorece a semeadura antecipada da soja para o produtor que visa o plantio do milho safrinha na melhor época. A cultivar possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo. “É um material precoce, com a vantagem de possibilitar a semeadura antecipada e excelente produtividade”, explica Divania de Lima, pesquisadora da Embrapa Soja.

A BRS 359RR é indicada para a Macrorregião 2, que compreende as regiões norte, oeste e noroeste do Paraná, para as regiões sul e centro-sul do Mato Grosso do Sul e para região de Paranapanema (SP). “É uma cultivar com um excelente arranque inicial, o que ajuda a lavoura a se estabelecer mais rapidamente”, explica Rogério de Sá Borges, pesquisador da Embrapa Produtos e Mercado. 


A BRS 359 RR pertence ao grupo de maturidade 6.0, apresenta tipo de crescimento indeterminado, possui resistência às principais doenças, como a podridão de fitóftora, podridão parda da haste e cancro da haste, além de apresentar um bom comportamento diante de dois nematoides rotylenchulus renoformis (resistente) e nematoide de galha meloidoyne incognita (moderamente resistente). 

A cultivar apresenta tolerância ao acamamento, podendo ser cultivada também em regiões com altitude um pouco mais elevadas. “É uma cultivar que está entrando no mercado com um bom volume de sementes e já estará disponível para semeadura na safra 2014/2015”, explica Milton Dalbosco, coordenador técnico de transferência de tecnologia da Fundação Meridional. As sementes da nova cultivar poderão ser encontradas nos colaboradores da Fundação. 

Serviço
Solenidade de lançamento - A BRS 359RR será lançada oficialmente pela Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado, em parceria com a Fundação Meridional, às 10 horas, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, na 26ª edição do Show Rural Coopavel.

Fonte: Carina Rufino/Embrapa Soja
Fotografia: Elizabete Antunes/Embrapa