Publicação da Embrapa resume os cuidados com o abacaxi

Já está à venda a segunda edição revista e ampliada da publicação “Coleção 500 Perguntas 500 Respostas – Abacaxi”, produzida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo Aldo Vilar Trindade, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento e presidente do Comitê Local de Publicações da Embrapa Mandioca e Fruticultura, a coleção é um dos carros-chefes das publicações da Unidade. “Ela atrai uma grande demanda, pois tem uma linguagem acessível para um público bastante diversificado, formado por pesquisadores, extensionistas, estudantes, produtores e leigos”, afirma.

Com edição técnica dos pesquisadores Nilton Fritzons Sanches e Aristoteles Pires de Matos, o livro reflete a atuação de uma equipe de 22 profissionais da Embrapa e de instituições parceiras e aborda desde os cuidados pré-plantio até o manejo da cultura ao longo do seu ciclo, passando por pragas, nematoides, doenças e as melhores práticas pós-colheita.

Novas tecnologias
Segundo Pires de Matos, os avanços e as melhorias na cadeia produtiva do abacaxi, desenvolvidos pela pesquisa nos últimos dez anos, justificam a atualização do livro. “Desde a primeira edição, novas tecnologias foram desenvolvidas e/ou adaptadas para a cultura do abacaxi, a exemplo da produção integrada, do desenvolvimento de novas cultivares produtivas e resistentes a doenças e do manejo integrado de pragas e doenças, entre outras. O objetivo é que contribuam para aumentar a produção e a produtividade de maneira sustentável, com reflexos positivos na renda e na qualidade de vida do abacaxicultor”, afirma.

Todas as 500 perguntas foram coletadas durante a realização de feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras e por meio de cartas e mensagens eletrônicas enviadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Unidade por produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais.

Serviço
O livro custa R$ 9,80 (mais despesas de postagem) e tem 196 páginas. 
Pedidos podem ser feitos na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria) e pelo telefone (61) 3448-4236.

Fonte: 
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura