Água: monitoramento do consumo pode revelar informações sobre o rebanho

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP)
publicou um comunicado técnico sobre o consumo de água na produção animal. 
O documento traz uma tabela com a média de água consumida por espécie, que pode auxiliar o produtor. 

De acordo com o pesquisador Julio Palhares, autor do documento, o consumo de água é um dos indicadores disponíveis para avaliar o desempenho zootécnico e sanitário de um rebanho. 

 - Monitorar o consumo significa dispor de informações valiosas para auxiliar na tomada de decisão sobre os aspectos produtivos, econômicos, sociais e ambientais na propriedade - disse o pesquisador.

O pesquisador sugere que o produtor monitore o peso do animal, a ingestão de matéria seca e de sal, a porcentagem de proteína na dieta e a temperatura ambiente.

- Esse monitoramento é simples, porque faz parte do manejo cotidiano. Cabe ao produtor relacioná-lo ao consumo de água. Para isso, terá que medir o consumo e compará-lo com as médias para a espécie e para as formas de uso. Assim, ele garante a eficiência e eficácia zootécnica da criação e a segurança hídrica da propriedade - explica.

Sintomas como pele retraída, membranas e olhos secos, perda de peso, redução no consumo de alimentos podem indicar falta de água.

A forma mais simples e de baixo custo para medição do consumo é pela instalação de hidrômetros, que devem ser adquiridos de acordo com as características estruturais e hídricas de cada propriedade. O manejo hídrico adequado possibilita uma melhor gestão da água nas propriedades e nas cadeias de produção. 


Quer mais informações? O documento publicado pela Embrapa pode ser acessado clicando aqui.


Fonte: De olho no campo com informações da Embrapa Pecuária Sudeste