Embrapa lança livro sobre melhoramento genético de plantas


A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) lança o livro “Construção de ideótipos de gramíneas para usos diversos”. Especialistas de várias instituições brasileiras apresentam quais seriam os tipos ideais de gramíneas conforme a necessidade, região ou condição climática. 

A publicação abre um novo horizonte para a pesquisa na área de melhoramento genético no Brasil. Com esse mapeamento é possível iniciar pesquisas para desenvolver as novas plantas.

O desenvolvimento de novas cultivares para finalidades específicas contribui para que a planta seja usada com mais precisão para o alcance dos resultados. Com isso, é possível ter aumento da produtividade, melhoria na qualidade do produto, maior rentabilidade e redução de perdas.

No livro, os leitores podem encontrar informações sobre as características necessárias para a obtenção de forrageiras tolerantes aos principais problemas como as cigarrinhas-das-pastagens, seca, alagamento e encharcamento, baixa fertilidade do solo e as geadas. Plantas adequadas para o consumo por ovinos e equídeos, produção de feno, sistemas intensivos, produção de melhores gramados e de gramíneas para a produção de energia, também são discutidas.

Segundo os editores técnicos, os pesquisadores Francisco Dübbern de Souza, Frederico de Pina Matta e Alessandra Pereira Fávero, levar em conta as características ideais de uma planta para determinada utilização é importante para os programas de melhoramento genético de novas cultivares para atender às demandas de produtores e usuários, além de contribuir para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola no Brasil.



A publicação está disponível na página online da Embrapa (www.embrapa.br/livraria).O pedido também pode ser feito pelo telefone +55 (61) 3448-4236 ou e-mail livraria@embrapa.br.

Fonte: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste
Foto: Embrapa/Divulgação