Editor do De Olho No Campo representou o Brasil em congresso mundial

Das 170 redações enviadas por brasileiros, apenas cinco foram escolhidas

O jornalista Paulo Eduardo Palma Beraldo, editor do site De Olho No Campo, foi escolhido para representar o Brasil em um congresso mundial de agricultura e segurança alimentar na Bélgica. 

Ao lado de outros quatro brasileiros, Paulo Eduardo foi um dos 100 selecionados de 49 países para o 3º Youth Ag-Summit, conferência mundial que ocorreu em Bruxelas, de 9 a 13 de outubro. No total, foram mais de 1.200 participantes. 

Leia mais sobre os brasileiros no Youth Ag-Summit

"É um sonho participar de um evento dessa importância, poder levar minhas ideias e aprender com jovens do mundo todo o que tem sido feito de mais avançado na agricultura mundial".


Os vencedores deste ano focaram suas redações nas 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e no papel dos jovens em ajudar a alimentar a crescente população mundial. 

O Youth Ag-Summit 2017 é fruto de uma parceria da Bayer com as associações belgas de agricultores Groene Kring e Fédération des Jeunes Agriculteurs. Em cinco dias, os jovens realizarão projetos em grupo, participarão de tours na indústria, e aprenderão com palestrantes especializados. Sua missão é ter ideias novas e concretas que podem impulsionar o progresso da agricultura em todo o mundo para serem colocadas em prática quando os participantes retornarem. 


Cinco brasileiros apresentam soluções de combate à fome em Cúpula Mundial na Bélgica Foto: Paulo Beraldo
Os delegados do Youth Ag-Summit tiveram palestras com um grupo de especialistas inspiradores, dentre os quais a professora Louise O. Fresco, presidente da Wageningen University & Research, Caleb Harper, diretor da iniciativa Open Agriculture (OpenAG), do MIT Media Lab e Hugh Evans, CEO do Global Citizen.

Além das conversas para despertar a criatividade, os jovens fizeram um tour em instituições da União Europeia, se reunirão com políticos europeus e visitarão uma das áreas de agricultura inovadora e sustentável da Bayer. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer ações de sustentabilidade em organizações como o Rabobank, a CropTrust, a Thought for Food, a BioBest, a Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas, o VIB - o Instituto Flemish de Biotecnologia, a Inagro, a Universidade de Gand e o grupo Ahold Delhaize.

O Programa Mercado Futuro, do Canal do Boi, fez uma entrevista com Paulo Eduardo sobre o assunto. Você pode ver clicando aqui



O programa AgroJornal, do SBT, também fez uma reportagem especial sobre o assunto. Veja abaixo. 



Postagens mais visitadas